ZEÓLITA CATALOX para remoção de FERRO E MANGANÊS: 0,42 - 0,85mm- saco 25kg
MEIO FILTRANTE PARA REMOÇÃO DE FERRO, MANGANÊS E SULFETO DE HIDROGÊNIO
CATALOX
É um meio filtrante granular de alta taxa de remoção, usado para remover compostos de sulfeto de hidrogênio, ferro e manganês do abastecimento de água. CATALOX opera tanto em um filtro clássico trabalhando como um oxidante quanto como um meio catalítico devido à sua capacidade de acelerar a reação entre o agente oxidante e qualquer oxigênio dissolvido predominante com sulfeto, ferro e manganês presentes. Ferro, manganês e sulfeto de hidrogênio dissolvidos permanecerão em solução a menos que o equilíbrio seja alterado. Ferro e manganês não oxidados tornam-se cataliticamente precipitados e então adsorvidos diretamente no meio filtrante. CATALOX é um meio filtrante muito denso que impede que formas oxidadas (precipitadas) de ferro, manganês e sulfeto de hidrogênio passem pelo leito. A maior parte do íon manganoso é rapidamente removido nas primeiras polegadas do meio, onde é oxidado em dióxido de manganês. O meio filtrante deve ser devidamente lavado novamente para se soltar e remover os contaminantes filtrados e precipitados de ferro, manganês e sulfeto de hidrogênio. O dimensionamento do sistema da válvula de controle e do tanque são necessários para manter o desempenho do CATALOX. Uma reação contínua ocorre com a adição de um oxidante, regenerando a superfície do meio e reabastecendo o CATALOX. Para aplicações difíceis, os filtros CATALOX podem ser aprimorados com aeração, cloração e ozônio. Por causa do conteúdo naturalmente alto de dióxido de manganês, o CATALOX fornece uma capacidade de adsorção maior do que outros meios. Uma retrolavagem diária é altamente recomendada, mas nem sempre necessária, dependendo da química da água. A retrolavagem mais frequente é necessária onde os níveis de contaminantes da água bruta são mais altos. Devido a capacidade superior de oxidação e filtragem do CATALOX, ele carrega muito mais rápido do que outros meios de remoção de ferro. A retrolavagem diária é recomendada para maximizar a capacidade de remoção do CATALOX. Como ele é constituído de partículas resistentes, ele é capaz de resistir a lavagens frequentes. O CATALOX é estável dentro de uma faixa de pH de 5,0 a 9,0. No entanto, deve-se lembrar que a faixa de pH geralmente aceitável para água potável é de 6,5 a 8,5 pH. Em faixas extremas de pH (baixo e alto), a remoção de contaminantes e a estabilidade do leito são afetadas adversamente. Isso deve ser considerado em aplicações que operam nas extremidades alta e baixa da faixa de pH de operação do CATALOX. Assim, recomendamos a correção de pH para melhorar o desempenho e evitar danos por corrosão ao sistema de encanamento.
VANTAGENS
- Redução eficiente de manganês, ferro e sulfeto de hidrogênio;
- Processará altas vazões com baixa queda de pressão;
- Capacidade de ser utilizado com oxidantes comuns, incluindo: Cl2 (gás), hipoclorito de sódio, permanganato de potássio;
- Tempo de reação de 10 – 30 segundos com aditivo oxidante;
- Converte ferro ferroso em ferro férrico;
- Converte H2S em enxofre;
- Converte manganês em MnO2;
- Permite tempo de reação adequado para permitir a formação de hidróxido férrico;
- Permite a deformação física do floco de hidróxido férrico e enxofre até que o meio requeira a retrolavagem;
- Permite a adsorção de MnO2;
APLICAÇÃO
- Remoção de ferro até 10 ppm;
- Remoção de manganês até 5 mm;
- Remoção de sulfureto de hidrogênio até 3 ppm;
- Não recomendado para remoção de bactérias de ferro e manganês;
- Não recomendado para remoção de taninos e orgânicos.
PROPRIEDADES FÍSICAS
- Cor preta;
- Pureza: > 75%;
- C.A.S N.o : 1313-13-9
- Forma física: Partículas granulares;
- Teor de umidade: < 5%;
- Densidade aparente: 114 lbs / cu.ft (1826 kg / m3 );
- Tamanho da malha: (mesh): 20 X 40;
- Tamanho da malha: (mm) 0,42 - 0,85;
- Coeficiente de uniformidade: Aproximadamente 1,6;
CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO
- pH: 5,0 - 9,0;
- Profundidade da cama: mínimo de 20 polegadas (51 cm);
- Taxa de fluxo de serviço: 6 gpm/ft2 ou 244 Lpm/m2 ;
- Taxa de fluxo de retrolavagem: 12 - 15 gpm/ft2 ou 488 – 611 Lpm/m2 (60 oF ou 15,5 oC);
- Expansão de retrolavagem: 15 - 30 %;
- Borda livre: 3 0% - 50 % da profundidade do leito;
- Tipo de oxidante: Cloro; - Forma oxidante: hipoclorito de sódio 12,5%;
- Tempo de contato do oxidante: 10 - 30 segundos;
- Dosagem típica de oxidante: 0,5 - 2 ppm; -
Regeneração: Contínua com adição de oxidante (por m3 de CATALOX) (KMnO4: 1 - 3 ppm, hipoclorito de sódio: 4 - 12 ppm. hipoclorito de cálcio: 1 - 3 ppm);
- Os oxidantes não afetarão adversamente o CATALOX™. Como uma questão de ato, eles irão melhorar seu desempenho. Eles superoxidam a mídia, o que permite que o CATALOX™ tenha um desempenho mais rápido e se mantenha mais limpo. É sempre uma prática segura instalar um método de oxidação a montante (na frente) do leito CATALOX™.
TESTE DO MEDIDOS DE ORP
Nota: Deve usar um medidor de ORP calibrado. Qualquer leitura acima de 170 milivolts negativos indica que o CATALOX™ pode ser usado efetivamente sem oxidantes adicionais.
Qualquer leitura abaixo de 170 milivolts negativos indica que serão necessários oxidantes adicionais.
- Eficiência de remoção: 95 - 99 para ferro e 99 % para manganês;
- Eficiência de retrolavagem: A cada 24 horas (típico);
- Expectativa de vida: Essencialmente ilimitada para baixa concentração de contaminantes.
EMBALAGEM - Sacos: 55 lb (25 kg).
Código | 1041 |
Modelo | 0,42 - 0,85mm |
Categoria | Zeólita Ferro e Manganês |
Marca | CATALOX™ |