Filtros de água centrais
FILTROS CENTRAIS DE ÁGUA: O QUE SÃO FILTROS CENTRAIS DE ÁGUA?
Geralmente, esses filtros são compostos por um tanque de filtragem contendo materiais filtrantes, como carvão ativado, areia e zeólita. A água passa por esses materiais, que retêm as partículas indesejadas e substâncias químicas. Os filtros centrais ajudam a melhorar a qualidade da água para consumo, banho e uso geral, proporcionando uma água mais limpa e segura em toda a residência ou edifício.
Tipos de material dos vasos ou tanques de pressão:
- PRFV mais comum que é o polietileno reforçado de fibra de vidro, PEBD, Inox e aço carbono.
Principais tipos de filtros centrais por meios filtrantes granulares:
Filtro de areia quartzo, Filtro de zeólita natural, Filtro de zeólita de remoção de ferro e manganês, Filtro de carvão ativado, Filtro de carvão antracito, Filtros de dolomita, Filtro abrandador com resinas catiônicas, Filtro, Desmineralizados com resinas aniônicas, Filtros com resinas mistas, Filtro de alumina ativada, entre outros.
PARA QUE SERVEM? Remoção de sólidos com a redução de turbidez, cor aparente, metais como ferro e manganês, redução de dureza, remoção de cloro, cálcio e magnésio entre outros íons.
ONDE SE APLICAM?
Residências, Comércios e Indústrias: Instalado logo após o cavalete de entrada da água fornecida pela concessionária, o filtro central atua na remoção de partículas sólidas, evitando que haja o acúmulo de detritos na caixa d´água.
Sistemas de tratamento de água de poços artesiano, água de rios, efluentes e reuso.
Filtros Centrais para purificação de água fornecidos pela Loja Era Ambiental
- Filtro Central para cavalete e poços artesianos: NEAT
Série NEA T para remoção de turbidez, cor aparente e sólidos: Com leito misto de areia quartzo e zeólita natural que é um elemento filtrante poroso, extraído de rochas vulcânicas, com vantagens nos filtros de água para potáveis dada sua grande capacidade de retenção de sólidos. É inovador, ecologicamente correto e mais eficaz que os meios filtrantes convencionais, sua estrutura porosa absorve muito mais partículas de sujeira e proporciona um resultado mais eficiente na filtração, até 5 micras (maior retenção de sólidos).
Tabela orientativa filtros NEAT
Filtro para Cavalete e Poço Artesiano | Loja Era Ambiental
- Filtro Central de Ferro e Manganês e Turbidez
Série NEA FT, ZF, CM e SFM com leito misto composto de zeólita para remoção de ferro e manganês e zeólita natural ou NeaTech
Considerações água ferruginosa
A água com excesso de ferro é facilmente identificável: ela apresenta cheiro e cor amarelada, se tiver manganês pode apresentar precipitados na cor preta. O ferro na água é nocivo, uma vez que esse metal amarela pias e privadas e mancha roupas e outros tecidos. Além disso, a água com alto teor de ferro é propensa à proliferação de bactérias nocivas à saúde humana. Os riscos do excesso de manganês na água, por sua vez, são ainda maiores. Seus males relacionam-se diretamente à saúde das pessoas e animais que consomem a água contaminada.
Recomendamos filtros para remoção de ferro e manganês quando a quantidade de ferro na água ultrapassa os 0,3 mg/L (ou ppm) e/ou o de manganês, 0,1 mg/L (ou ppm).
Tabela orientativa filtros NEAFT
Filtro de Ferro e Manganês | Loja Era Ambiental
Consulte nossa sugestão antes da compra, enviar laudo com nível de ferro, manganês, turbidez , PH e vazão.
3) Filtros Central de Carvão Ativado
Filtro de Carvão Ativado | Loja Era Ambiental
Filtros Central Série NEA C: O Carvão Ativado tem microporos e é específico para tratamento e clarificação em meio líquido e remoção de odores. Sua matéria-prima é a casca de coco e o babaçu. Possui grande capacidade para remoção de coloides e substâncias orgânicas de grande peso molecular eliminando também cores e sabores indesejáveis. Aplicações: Remoção de cloro da água tratada, purificação de ácidos orgânicos, redução de acidez, aldeidos, cetonas e álcoois superiores e em bebidas destiladas, confecção de elementos filtrantes domésticos até a retenção de gases e vapores.
Tabela orientativa filtros NEAC
Consulte nossa linha Carbon Block para menores vazões.
4) Filtro Central Carvão Antracito
Filtros Antracito | Nova Era Ambiental (lojaeraambiental.com.br)
Remoção de turbidez, cor aparente e sólidos:
Filtros Central Série NEA AQ: filtração em filtros de camada dupla (antracito + quartzo), ideal para filtros residenciais, industriais e, em maior escala, nas estações de tratamento de água (ETA).
O antracito aumenta a carreira de filtração, ou seja, o tempo entre as retrolavagens periódicas. Isto significa uma redução na quantidade de água gasta nas retrolavagens.
O antracito diminui o efeito gradativo de colmatação (entupimento) do leito filtrante.
O antracito proporciona melhores resultados na remoção de cor e turbidez além de remover sabor e odor da água.
5) Filtro Central de cálcio e magnésio tipo Abrandador
Filtro de cálcio e magnésio tipo Abrandador | Loja Era Ambiental
Filtros Central Série NEA AB: Os abrandadores para remoção de íons positivos presentes na água, principalmente íons que relacionados a dureza de cálcio e magnésio. A filtração com leito filtrante contendo resina catiônica, onde os íons de Cálcio e de Magnésio são substituídos por íons de Sódio. O processo de troca de íons, todavia, é reversível, portanto quando a resina tem a sua capacidade de troca exaurida, ela é regenerada com a solução de salmoura (sal grosso sem iodo). As principais aplicações são em água de poço, caldeiras de baixa e média pressão, torres de resfriamento, aquecedores, lavanderias e pré-tratamento de osmose reversa.
Funcionamento do Filtro Abrandador
A água tem a propriedade de dividir algumas moléculas dissolvidas (moléculas iônicas) em partículas com carga "positiva" e "negativa" que são chamadas de "íons". Os íons com carga positiva são chamados de "cátions" e as de carga negativa de "ânions". A resina atua trocando dois tipos de íons presentes na água (cálcio e magnésio) por outro (sódio) presente na solução de salmoura. A troca ocorre na superfície da resina. Somente os cátions da resina são livres para se movimentarem. A porção de ânions da resina é tão grande e estável que não pode ser dissolvida pela água, e conseqüentemente não é livre. O que é e como funciona um Abrandador.
Dosagem de sal - fundamental para a eficiência do Abrandador
A dosagem de sal é o que provavelmente tem maior impacto sobre a capacidade do Abrandador. Baixas dosagens de sal podem diminuir a capacidade e aumentar o vazamento de dureza. A concentração de sal normalmente fica entre 8 e 15% (a salmoura saturada tem 26,6%). Esta salmoura é reduzida numa corrente de diluição e passa através do leito de resina. Dosagem de sal sem iodo
Os ciclos do abrandador
1- Ciclo de serviço
2- Retro-lavagem
3- Entrada da salmoura
4- Enxágüe lento
5- Enxágüe rápido
6- Volta ao ciclo de serviço
Os ciclos do Abrandador
Entrada da salmoura: A solução da salmoura é transportada do tanque de salmoura para o tanque de resina. Isto é realizado por um injetor tipo venturi localizado na válvula de controle. A duração do ciclo depende da quantidade e concentração de sal, mas geralmente é de 20 minutos.
Enxágüe lento: A solução de salmoura é empurrada através do leito de resina para permitir a troca iônica entre a resina e a salmoura, a resina recupera os íons de sódio e libera os de cálcio e magnésio. A duração do ciclo pode ser entre 30 e 70 minutos.
- Enxágüe rápido: Para remover os cloretos (e o gosto salgado) do leito de resina e comprimir as pérolas de resina, é passado um fluxo "rápido" de água através da unidade. Este ciclo dura entre 4 e 15 minutos.
- Volta ao ciclo de serviço:Após o enxágüe rápido a unidade está pronta para entrar em operação normal e fornecer água abrandada.
Tempo médio gasto na regeneração: 1h e 30 minutos.
Salmoura para Regeneração
A salmoura deve ser preparada a partir de sal grosso não iodado.
NÃO utilizar sal refinado pois este aglutinará na entrada do equipamento prejudicando o venturi.
Normalmente os equipamentos completam o tanque de salmoura com água após a retrolavagem, porém o sal em geral deve ser colocado manualmente.
Estabelecer uma periodicidade de reposição do Sal Grosso no tanque de forma a sempre ser encontrado sal insolúvel no mesmo.
Dois parâmetros devem ser cuidadosamente observados para obter uma operação satisfatória do Abrandador:
Pressão mínima requerida na entrada do Abrandador 1,4 bar (20 psi). No caso da água provir de um reservatório, esta deverá estar a no mínimo 20 metros de altura, ou ser bombeada, para compensar todas as perdas de pressão do Abrandador e do sistema.
A taxa de bombeamento deverá ser suficiente para obter uma boa retro-lavagem do leito do Abrandador. O Abrandador deverá operar com temperatura da água inferior a 38oC. Para temperaturas superiores a 38oC deverá ser verificada a especificação da resina.
Limitações dos Abrandadores
1- Ferro: A presença de ferro na água de alimentação do Abrandador pode afetar severamente a capacidade de troca iônica da resina. O ferro no estado ferroso (dissolvido) pode ser removido da água por resina de troca iônica, porém este processo em geral é irreversível. O ferro penetra no núcleo da resina que não pode ser regenerada. Porém existem resinas novas no mercados especificas para Ferro que são capazes de adsorver e expulsar o ferro na regeneração com salmoura. Estas resinas possuem núcleo fechado. Se o ferro é oxidado previamente, antes que alcance o leito do Abrandador, ele toma uma forma gelatinosa que poderá ser filtrada, sobre ou dentro do leito de resina. Este precipitado é muito difícil de ser removido do leito e o seu recobrimento das partículas de resina reduzem consideravelmente a sua capacidade de troca.
2- Manganês: O manganês pode aderir às partículas de resina e causar os mesmos problemas que o ferro. Assim como no outro caso o emprego de resinas de núcleo fechado permite o Abrandamento mesmo com a presença de ferro e manganês sem prejuízo à resina no momento de regeneração. Porém é preciso lembrar que a preferência iônica da resina é por Ferro, seguido de Manganês e somente depois dos Carbonatos (dureza), com isso sub dimensionamento de leitos poderão acarretar retirada do ferro e manganês sem baixar o teor de dureza. Deve-se prever a quantidade de resina necessária para adsorver os 04 tipos de iôns ao mesmo tempo. ( Fe, Mn, Ca e Mg )
3- Cloro: O cloro degrada a estrutura da partícula de resina, dissolvendo e inchando essa estrutura. Ocorre então o desgaste da resina quando ela é lavada. Se a cloração é usada para a oxidação do ferro, etc., deverá ser instalado um filtro de carvão para remover o cloro antes do Abrandador.
4- Turbidez: As partículas da turbidez que são suficientemente grandes para ficarem retidas na superfície do topo do leito poderão ser removidas pela retrolavagem. No entanto, os resíduos que podem ser arrastados para dentro do leito poderão recobri-lo, ou serem retidos permanentemente. Rapidamente o tanque do Abrandador começará a encher com resíduos o que resultará num aumento substancial da perda de pressão.
Troca da Mídia ( Resina )
Recomenda-se a troca de Resina num tempo máximo de operação de 36 meses (3 anos ).Procurar sempre utilizar Resinas Homogêneas e com alto grau de adsorção.
-
Carga filtrante 07 camadas Fusati: para filtro modelo MEDITERANEO até 3.000 litros/ hora
Procurando por Carga filtrante 07 camadas Fusati: para filtro modelo MEDITERANEO até 3.000 litros/ hora? Aqui você encontra! Compre na Nova Era Ambiental e parcele suas compras em até 10x Sem Juros. Aproveite!