Aprenda a montar um abrandador de água!
Você sabia que dimensionar um abrandador de água é a etapa mais importante para garantir o sucesso nas aplicações industriais e domésticas? O processo de abrandamento assegura que a “dureza” da água não cause uma variedade de problemas, como acúmulo de incrustações minerais em canos, torres de resfriamento, caldeiras, entupimento em torneiras e duchas, manchas em superfícies, comprometimento de componentes elétricos, ressecamento de pele e cabelo após o banho. Em um caso onde o sistema encontra-se mal dimensionado, pode acabar desencadeando possíveis problemas em todo o processo de purificação da água.
Entenda como como montar um abrandador de água.
Lembrando que a principal etapa é o dimensionamento do abrandador:
- O total de dureza apresentado na água;
- A sua capacidade da realização de troca iônica da resina;
- O volume de água que será abrandada por dia;
- A vazão máxima da água que será abrandada;
Na maioria dos casos, saber identificar e determinar a dureza bruta da água presente é uma tarefa fácil. Primeiramente, é necessário saber a sua dureza total que será abrandada e também entender o quanto ela pode variar. É possível determinar a capacidade da troca da resina de acordo com a determinação da dosagem de sal aplicado durante a regeneração.
Sua montagem consiste no conjunto dos seguintes pontos:
- Canal de entrada da Água Bruta;
- Válvula Automática;
- Tanque;
- Tudo distribuidor hidráulico;
- Leito Resina Abrandamento;
- Tanque de Salmoura;
- Válvula de controle de Salmoura;
- Válvula de ar;
- Canal de saída da Água Branda.
Defina o sistema para regenerar automaticamente ou manualmente conforme tipo de válvula (nas automáticas pode ser configurar a campanha por vazão ou tempo) .
Teste a dureza da água antes e depois da instalação para garantir que o sistema está funcionando corretamente.
Observe que este é um esboço aproximado do processo e as instruções específicas podem variar dependendo do tipo de filtro abrandador de água que você está construindo e das normas de encanamento de sua empresa. É sempre recomendável consultar empresa especializada para orientações específicas.
Determinando o período para abrandamento
De maneira geral, os abrandamentos precisam ser dimensionados, a fim de regenerar em torno de 20h, podendo, em alguns casos, chegar a cada 10 a 48h horas. É importante levar em consideração que, quanto menor for o tempo de intervalo das entre cada regeneração, menor será o sistema, bem como o investimento aplicado inicialmente.
Por outro lado, se o caso for de regenerações muito frequentes, então pode-se notar que a resina acaba se degradando de forma prematura, assim como as válvulas podem se desgastar mais rápido, a solução dentro da salmoura pode, também, não saturar de maneira adequada, causando um impacto direto no processo de abrandamento da água.
Não deixe de se cadastrar em nosso site. Conheça os benefícios de poder contar com os nossos produtos. Logo abaixo você confere as soluções que a Loja Era Ambiental oferece a você!
-
Válvula seletora manual abrandador F64AC: até 4.000 LITROS/hora
Procurando por Válvula seletora manual abrandador F64AC: até 4.000 LITROS/hora? Aqui você encontra! Compre na Nova Era Ambiental e parcele suas compras em até 10x Sem Juros. Aproveite!
-
KIT Salmoura regeneração Abrandadores 70 litros - inclusa válvula interna
Procurando por KIT Salmoura regeneração Abrandadores 70 litros - inclusa válvula interna? Aqui você encontra! Compre na Nova Era Ambiental e parcele suas compras em até 10x Sem Juros. Aproveite!
-
Válvula automática de Abrandador por vazão F63P3: até 4 m3/h ou 4.000 litros/h
Procurando por Válvula automática de Abrandador por vazão F63P3: até 4 m3/h ou 4.000 litros/h? Aqui você encontra! Compre na Nova Era Ambiental e parcele suas compras em até 10x Sem Juros. Aproveite!